Especialidades Dentárias


DENTISTERIA RESTAURADORA

Diferença entre restauração a amálgama e a compósito

Área especializada no tratamento das cáries e fracturas dentárias por remoção dos tecidos afectados, cuidadosa desinfeção e limpeza da área lesada, e posterior reabilitação por colocação de materiais como amálgama e as resinas compostas, materiais com propriedades fisicas muito proximas das do dente. Os compósitos e compómeros (cor de dente), são mais estéticos que o amalgama (cor prateada) permitindo ao Médico Dentista reconstruir um dente com forma e cor absolutamente iguais às do dente natural, sendo por isso os materiais de eleição em praticamente todos os casos. Quando a lesão dentária está muito próxima ou mesmo atinge a zona vital do dente, mas a polpa ainda não foi afectada, é por vezes possivel colocar protecções pulpares, na tentativa de preservar a vitalidade dentária. Tratamentos também frequentes, desta área são os branqueamentos dentários sejam em dentes vitais ou não vitais, e de muito diversas formas conforme a origem da coloração. Para mais informações ler a secção FAQ.



CIRURGIA E MEDICINA ORAL

dente do siso inferior malposicionado, causando inflamação severa e com indicação para extracção

A cirurgia oral é a especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirurgico de lesões e defeitos, incluindo tanto os aspectos funcionais como os estéticos, dos tecidos moles e duros da região maxilofacial. Nesta especialidade são englobados tratamentos como as conhecidas extracções dentárias, mas também a remoção de lesões patológicas nas estruturas ósseas (tórus e exostoses, quistos, lesões tumorais, enxertos ósseos, etc) e nos tecidos moles (remoção de fibromas, sialolitos nas glândulas salivares, epúlides gengivais, freios linguais e labiais que provocam limitações na fala e maloclusão, cirurgias pré-protéticas, drenagem de abcessos, e outras). Para mais informações ler a secção FAQ.



PERIODONTOLOGIA

periodontopatia grave

A Periodontologia especializou-se na região envolvente do dente - o periodonto, zona constituída pelas gengivas, ligamento periodontal e osso alveolar. É uma zona e importância fulcral, pois confere o suporte estabilidade, e protecção aos dentes. Mediante o tratamento de patologias específicas desta área, como as gengivites e periodontites (que originam sangramento gengival, diminuição do tamanho da gengiva, exposição de raíz dentária, mobilidade dos dentes e por vezes perda destes) asseguramos que os dentes não só se mantêm íntegros mas também têm uma base saudável e que duram uma vida com os cuidados apropriados. Para mais informações ler a secção FAQ.



PRÓTESE FIXA E REMOVÍVEL

próteses fixas

As perdas dentárias são um dos problemas mais graves em saúde oral em Portugal, sendo as suas repercussões muito nefastas, como movimentações incorrectas dos dentes adjacentes, patologias da articulação temporo-mandibular (que liga a mandíbula ao crâneo), dificuldades na mastigação, perda do osso que suportava o dente enfraquecendo os maxilares e por último implicações estéticas. Nesta área é possivel fazer a reabilitação oral do paciente pela confecção de proteses fixas ou removiveis que permitem restabelecer a harmonia facial, mastigatória e fonética do paciente. Em prótese removível a rehabilitação faz-se pela confecção de proteses em acrílico e/ou ligas metalicas para as zonas onde não existam dentes e que constituem o suporte dos dentes artificiais. Em prótese fixa os dentes artificiais são imóveis estando fixos a dentes naturais por diversos mecanismos dependentes do número de dentes ausentes e do estado dos dentes presentes na boca. Para mais informações ler a secção FAQ.



IMPLANTOLOGIA

implantes múltiplos e prótese fixa implantosuportada

Especialidade muito recente na rehabilitação oral, a implantologia dedica-se ao diagnóstico, estudo e colocação de implantes (peças de titânio especiais que visam substituir raizes dentárias) nas arcadas dentárias de pacientes que perderam peças dentárias. Os implantes são um complemento às proteses fixas e removiveis, sendo imensas as vantagens sobre a protese tradicional sem implantes. Promovem maior estabilidade, menor necessidade de desgastes dentários, melhor higiene e maior longevidade das próteses. Sendo um tratamento cuja estabilidade depende das propriedades do osso no qual o implante é introduzido, torna-se indispensável uma altura, qualidade e assépsia acima do usual e como tal um estudo minucioso bem como higiene primorosa impõe-se para o sucesso das técnicas de Implantologia. Para mais informações ler a secção FAQ.



ORTODONTIA FIXA E REMOVÍVEL

aparelho ortodôntico fixo

Uma das especialidades mais conhecidas, pelas melhorias significativas que traz à vida de alguém com dentes "tortos, fora de sítio ou encavalitados". Assim, quando estamos perante uma criança ou adulto com alterações nas posições ou crescimento e desenvolvimento ósseo ou dentário, a ortodontia permite-nos corrigir essas alterações, normalizar o crescimento, a função e obviamente a estética. Tudo isto se resume a: tratamento das alterações das posições ósseas e dentárias e das relações oclusais e entre os maxilares, bem como suas implicações na função mastigatória, estética e fala. Para mais informações ler a secção FAQ.



ENDODONTIA

tratamento endodôntico

A endodontia surgiu com a necessidade de manter os dentes na boca, mesmo após a sua polpa estar infectada ou necrosada. Aliada à rápida evolução nas técnicas e materiais existentes na medicina dentária tornou-se possivel a remoção da polpa infectada e preenchimento do canal já limpo, com materiais apropriados ao selamento e desinfecção do mesmo. Um dente deve ser desvitalizado quando após extensa destruição do dente e dor prolongada, a polpa já está em processo irreversível de necrose podendo mesmo já estar infectado o osso em redor desse dente. Contrariamente à ideia que se generalizou, actualmente estes procedimentos são feitos quase sempre com um mínimo de desconforto e sem dor, sendo no entanto verdade que uma necrose avançada da polpa geralmente dá dores horríveis, e que quanto mais cedo for tratada, mais fácil será anestesiar, e consequentemente tratar. Para mais informações ler a secção FAQ.



IMAGIOLOGIA

radiografia panorâmica dos maxilares

A imagiologia é a especialidade médica que utilizando diversos tipos de radiações, permite complementar as informações obtidas no exame clínico com outras de valor inestimável. Permite visionar as arcadas dentárias, maxilares e estruturas anexas do crâneo , permitindo o diagnóstico de lesões dentárias, mucosas e ósseas como cáries, restaurações, fracturas, reabsorções, canais tratados endodonticamente (ou desvitalizados), patologias da articulação temporo-mandibular e outras. Além do já referido, permite também avaliar a quantidade e qualidade óssea presente nos maxilares (com vista à reabilitação oral do paciente sendo ainda um excelente auxiliar para o estudo do desenvolvimento ósteo-muscular e dentário da criança permitindo acompanhá-lo e se necessário corrigi-lo. Para mais informações ler a secção FAQ.



MEDICINA DENTÁRIA PREVENTIVA

selante de fissuras

Esta especialidade surgiu com o intuito de prevenir o aparecimento da cárie dentária e da placa bacteriana e tártaro. Para tal procede-se a tratamentos como aplicações tópicas de flúor (que fortalece a estrutura dentária) colocação de selantes de fissuras (um verniz que é colocado na superfície do dente funcionando como película protectora contra as bacterias, impedindo-as de entrar nos sulcos e fissuras e anulando assim o seu importante papel na destruição dentária) e outros tratamentos geralmente bastante simples.



OCLUSÃO

patologia da articulação temporo-mandibular

Nesta especialidade procura-se tratar as alterações da articulação temporo mandibular (ATM - articulação entre a mandíbula e o crâneo). A ATM é a articulação mais complexa do corpo humano, sendo por ela que se realizam os movimentos da mandíbula, que permitem as funções extraordinariamente complexas como a fala e a mastigação. Embora em cerca de 95% da população a ATM não seja perfeita, apenas em cerca de 40% dá problemas, podendo produzir ruidos, ter movimentos pouco harmoniosos, e inclusivamente produzir dores crónicas ou agudas de diagnóstico difícil, que facilmente se confundem com dores temporais ou dos ouvidos. Para uma excelente função da ATM é fundamental a presença de todos os dentes, e a sua correcta posição a que chamamos "relações oclusais". Assim, a Oclusão ocupa-se do diagnóstico e tratamento das patologias da ATM, e estruturas ósseas dentárias e musculares envolvidas na sua função. Para mais informações ler a secção FAQ.



ODONTOPEDIATRIA

aparelho para manutenção do espaço após perda de dente decíduo

Vertente da medicina dentária vocacionada para o tratamento das crianças e adolescentes. Embora muitos dos tratamentos sejam os mesmos dos adultos, muitos há que são exclusivos destas faixas etárias e todos têm sempre particularidades inerentes às suas características físicas e psíquicas, crescimento ósseo dos maxilares e crâneo, processo eruptivo dinâmico da dentição, presença de dentes de leite, menores dimensões corporais e orais, etc. Para mais informações ler a secção FAQ.



ODONTOGERIATRIA

Especialidade baseada nas particularidades do idoso. O envelhecimentos celular e morfológico tem implicações em todos os sistemas do organismo, incluindo a cavidade oral. Neste escalão etário é relevante o cuidado com o funcionamento dos diversos orgãos e o seu comportamento perante os diversos tratamentos, administração de fármacos e patologias frequentes no idoso tais como Parkinson, Alhzeimer, hipertensão arterial, diabetes, cancro, entre outras. Para mais informações ler a secção FAQ.


voltar ao início desta página... voltar à página inicial do Site...